Fala, galerinha perdida da internet! Hoje, na coluna "Você se Lembra?", vamos falar de um programa que, pelo menos para mim, foi muito marcante nos anos 90 da TV aberta brasileira: "WMAC Masters".
Exibido dublado pela extinta Rede Manchete, por volta das 18h, "WMAC Masters" é uma série de TV com duas temporadas, totalizando 26 episódios lançados entre 1995 e 1997. O programa acompanhava as lutas de mestres de artes marciais em busca do título Dragon Star, ou seja, o de melhor lutador do mundo. WMAC era a sigla para World Martial Arts Council (Conselho Mundial das Artes Marciais), a entidade que organizava o torneio.
A primeira temporada tinha como apresentadora Shannon Lee, filha do lendário Bruce Lee. Além dela, o elenco trazia muitos rostos familiares para os mais atentos. Vários dos atores chegaram a trabalhar como dublês no seriado Power Rangers. Por exemplo, Mike Chaturantabut (Wizard) protagonizou, posteriormente, a temporada de "Power Rangers: O Resgate" (2000-2001) como o Ranger Azul, Chad Lee.
Outros atores como Richard Branden (Yin Yang Man), Erik Betts (Panther), Hien Nguyen (Tsunami), Mer-Mer Chen (Princess), Sophia Crawford (Camaleã), Akihiro Noguchi (Cyclone) e Bridgett Riley (Baby Doll) também tiveram participações em Power Rangers, muitos deles interpretando vilões ou trabalhando como dublês sob as ordens de Rita Repulsa.
Outra franquia fortemente associada aos atores/dublês de "WMAC Masters" é "Mortal Kombat". Chris Casamassa (Red Dragon) interpretou ninguém menos que Scorpion, tanto no filme "Mortal Kombat" (1995) quanto na série "Mortal Kombat: A Conquista" (2000). Hakim Alston (The Machine) também participou do filme de Paul W.S. Anderson, lutando contra Liu Kang na cena dos bastões, além de interpretar Jax no espetáculo "Mortal Kombat: Live Tour".
Outro nome importante foi Ho-Sung Pak (Superstar), que serviu de modelo para o personagem Liu Kang nos dois primeiros jogos de Mortal Kombat e também interpretou a primeira versão do Shang Tsung idoso no game original.
No meu círculo social, "WMAC Masters" foi um grande sucesso. Lembro de brincar no recreio com a galera e até de confeccionar as medalhas que cada um dos personagens usava. Havia também bonecos oficiais à venda nas principais lojas de brinquedos da época.
Vale lembrar que filmes e programas de artes marciais estavam em alta nos anos 90, como a "Sessão Kickboxer" na Band e o "Super Catch" (lutas de WWE) na Manchete.
E ai, você se lembrava de "WMAC Masters" ?
Se você quiser saber mais sobre os bastidores desse fenômeno televisivo das artes marciais, recomendo o livro "Quest for the Dragon Star: An Oral History of WMAC Masters" (em inglês), que conta toda a história desse lendário programa dos anos 90.