Em uma época em que ninguém deste lado do oceano sabia quem eram James McAvoy, Rebecca Hall, Alice Eve, Benedict Cumberbatch, James Corden e Dominic Cooper, estreava na Inglaterra, em 2006, o filme Garoto Nota Dez (Starter for 10), baseado no livro homônimo de David Nicholls, também conhecido pelo livro e filme Um Dia.
Na trama, somos apresentados a Brian Jackson (McAvoy), um jovem aficionado por conhecimento. Ao conseguir uma bolsa de estudos para a Universidade de Bristol, Jackson ingressa em um grupo local que participa de seu programa favorito de perguntas e respostas, Desafio Universitário. No grupo, ele conhece Alice Harbinson (Alice Eve) e se apaixona por ela à primeira vista. Apesar de sua atração por Alice, Jackson tem muito mais em comum com sua nova amiga Rebecca (Rebecca Hall), embora nem perceba isso.
O que mais me chama a atenção em Garoto Nota Dez é que ele representa a típica comédia romântica inglesa. Seus personagens não são estrelas teens da CW, sua ambientação não é glamorosa e eles são muito mais mundanos do que os dos filmes estadunidenses.
Embora seja um filme de 2006, a história se passa em 1985, e somos logo inseridos no contexto da época. Brian mora com sua mãe (Catherine Tate) na cidade de Southend-on-Sea, localizada em Essex, no litoral norte da Inglaterra. Por ser uma cidade operária durante o governo de Margaret Thatcher, enfrenta dificuldades, como a falta de empregos para jovens recém-formados no ensino médio.
Algo interessante a se observar é que, quando Brian conta aos amigos Spence (Dominic Cooper) e Tone (James Corden) que conseguiu uma bolsa na universidade, uma das primeiras coisas que eles o alertam é para não se tornar um esnobe. Essa atitude, para mim, evidencia a regionalidade de uma cidade operária, que acaba nutrindo certa rixa com a burguesia, seja ela intelectual ou financeira. O aviso dos amigos pode ser interpretado como um lembrete para que Brian não esqueça suas origens na classe trabalhadora.
Outro ponto marcante no filme que reforça a época em que se passa é sua trilha sonora. Canções icônicas, como Love My Way, que ganhou destaque no filme Me Chame pelo Seu Nome, além de The Cure, Wham!, Tears for Fears e outras bandas da época, ajudam a ambientar a narrativa.
O filme não economiza na escolha das músicas dessas bandas, o que realmente confere uma atmosfera oitentista à obra. O mais interessante na trilha sonora é o resgate dessas canções e grupos (lembrando que o filme é de 2006), o que contribui para exportar o cenário musical inglês para todos os lugares onde o filme for distribuído.
Uma curiosidade sobre o longa é a participação de Benedict Cumberbatch e Mark Gatiss. Quatro anos depois, os atores voltariam a se reunir, desta vez como irmãos na aclamada série Sherlock.
Garoto Nota Dez é uma comédia romântica leve, com um excelente elenco e uma história divertida. Para quem já é fã de filmes britânicos, é uma ótima pedida.
O filme está disponível no HBO Max.