Em
breve o novo Streaming da Disney vai chegar aqui no Brasil e mais uma vez você
vai achar que tem que ter mais um produto que provavelmente não precisa. No
texto de hoje, gostaria de bater um papo sobre serviços de streaming e dar umas
dicas de como eu escolher os produtos que estão no mercado.
Talvez
você já tenha escutado o termo Batalha
dos Streamings. Por mais que exista a concorrência entre eles você não faz
parte diretamente desta “guerra”. Canais de
youtubers e influenciadores gostam
de alimentar essa batalha como se o consumidor tivesse que escolher um lado para
lutar. Time Netflix, time Amazon, time HBOMax e assim por diante. Ocorre que quanto mais o consumidor tenta
participar de “time do streaming” mais ele fica prejudicado porque ele não consegue
aproveitar da melhor forma esses serviços.
Inicialmente
temos que colocar em mente que o papel destes serviços é a substituição das vídeo locadoras. No início a Netflix era exatamente isso. Você
realizava a assinatura dela e encontrava uma vasta variedade de filmes e séries.
Tudo dentro da logica de uma locadora física. Por ser o primeiro serviço, a
Netflix, começou a moldar o modo de consumir os filmes e séries. A primeira tendência
a ser instituída foi a moda da Maratona.
Com sua primeira série original, House
of Card, sendo lançada completa, os veículos de entretenimento maratonavam
a série assim que era lançada, para poder lançar uma critica sobre ele. O consumidor já maratonava pelo hype e para não receber spolier, devido a tal falto criou-se a tendência da maratona de séries.
As
outras duas tenências foram os lançamentos originais e o lançamento das
temporadas completas. Esses dois se completam porque se eu tenho uma demanda
grade de lançamentos originais eu posso colocar eles de uma vez no catalogo,
visto que semana que vem eu tenho um novo lançamento para suprir esse que eu já
distribui completo.
Com
as tenências consolidadas os outros serviços acabam que se moldar por eles. E é
ai que o consumidor tem que começar a pensar qual é o melhor serviço para ele.
Quando a Netflix foi lançada, ela não tinha tantos originais, logo o catalogo
dela, em relação ao acervo de filme e séries antigas era importante, visto que
ela ainda trabalhava como uma locadora normal. Quando ela muda a logica de
consumo dos filmes e séries, ela muda o modo de se consumir o próprio streaming.
As
locadoras funcionavam da seguinte maneira. Um bairro tinha uma ou duas locadoras
onde cada uma tinha um acervo mais ou menos parecido e um número xis de copias
de um filme. Temos que lembrar que o
aluguel de séries não era uma pratica tão comum. Com isso a locadora era
dependente dos lançamentos que saiam dos cinemas, lançamentos premiums, e de lançamento feitos exclusivamente para locadoras,
os famosos home-vídeo, filmes que saiam direito para locadoras. Desta forma,
uma locadora só era melhor que outra pelo fato de tentar concentra a maior
variedade de filmes e o maior número de copias de um lançamento popular. Temos
que lembrar que por existir uma janela entre o lançamento do cinema e o
lançamento para locadora, os filmes antigos acabavam sendo mais valorizados e
também não era todo dia que você podia ir alugar um filme.
Com
o streaming, isso se perdeu, ainda mais quando a Netflix consolida as
tendências que já mencionamos lá em cima. Consumo
do material em maratona, Lançamentos
de originais e o lançamento único de
uma temporada de séries. Agora que a prática foi firmada, não importa tanto
o acervo de filmes antigos, visto que o consumidor anseia por lançamentos ou
produtos que estejam badalados no momento (que podem ser filmes ou series e algum produto antigo que seja bem difundido por influenciadores).
Agora
com um leque de opções de serviços de streamings de filmes e séries, qual o que
eu devo assinar? Essa respostas é você quem deve dar para você, agora o máximo
que eu posso fazer é ajudar a pensar como escolher.
O consumidor tem que fazer algumas perguntas para
ele mesmo do tipo:
Como
eu consumo séries e filmes?
Qual
o tipo de conteúdo que eu quero assistir?
Quais
serviços cabem no meu bolso?
Essas perguntas ajudam bastante na hora de assinar um streaming. Por exemplo. Eu tenho três serviços aqui em casa. A Netflix, Amazon Prime Vídeo e o HBOMAX.
Disney Plus e Star. Uma coisa é fato, por mais que eu tenha um filho de três
anos, eu não vejo necessidade de ter a Disney Plus. Eu acredito que muitos dão
a desculpa de ter crianças em casa para assinar o serviço e para mim não cola muito, até porque crianças
da idade dele e até no máximo de dez anos, não estão tão ligadas assim nos lançamentos
da Disney e qualquer um destes serviços anteriores que eu mencionei supre muito
bem a criançada e ainda existe o Youtube
kids ai.
E para dar base ao meu argumento da necessidade, eu fala mais uma vez da
questão das tendências. Tirando o Star, que ainda não foi lançando, a
rotatividade de novos lançamentos é
muito maior na Netflix. Os únicos lançamentos relevantes da Disney Plus, por
exemplo, são voltamos para suas maiores marcas. Marvel e Star Wars e acaba por
ai.
A própria Prime Vídeo (A Amazon, depois na Netflix é a que tem mais) e HBOMAX, não têm lançamentos populares como a Gigante vermelha. O que faz com que ela fique em mais evidência que as outras. É importante também salientar que por não ter uma quantidade de lançamentos originais em seus catálogos, tanto a Disney Plus e a HBOMAX, não acabam não lançado de uma vez seus conteúdos em suas plataformas. Com isso elas postergam a janela dos comentários sobre seus produtos e ganham tempo na produção de mais programa.