"Um Filme de Cinema" conta a história de Bebel, filha de um diretor de cinema que resolver fazer um filme com seus amigos para um trabalho escolar.
Essa jornada acaba levando todos a uma grande aventura pela história do cinema e ao pai, que vivia uma crise criativa, a se reconectar com a arte que ele tanto gosta.
Mesclando documentário e a ficção, o filme apresenta uma abordagem leve e lúdica do cinema.
Projeto familiar do cineasta Thiago B. Mendonça é estrelado por sua filha Bebel (7) e também conta com a caçula Isa (3). O papel do pai é feito pelo ator Rodrigo Scarpelli.
"Um Filme de Cinema" estreia dia 5 de outubro nos cinemas.
Confira o poster:
Veja o trailer:
A respeito da realização o diretor comenta:
Queria fazer algo que tivesse relação com nossas histórias, e que fosse ao mesmo tempo uma grande brincadeira ficcional. Bebel e Isa nasceram no meio do cinema e do teatro - a mãe delas, Renata, é a produtora do filme e também se dedica ao cinema.
É uma responsabilidade grande pensar conteúdo para crianças. Criar algo que seja ao mesmo tempo divertido, educativo (sem didatismo) e que possibilite uma reflexão autônoma. Tentamos construir um filme que busca um caminho de liberdade, de inspirar a criatividade do público infantil. Essa era a vontade que tínhamos e que temos, o nosso desafio.
O documental está nas entrevistas das crianças, na forma como elas utilizam a câmera, em muitas sugestões delas que foram acolhidas, no registro de um momento especial da vida das meninas (trata-se de nossa casa, do quarto onde elas dormiam, da escola da Isa e de crianças que em sua maioria estudavam com elas ou moravam próximas). E também é um documento das relações de afeto que transparecem na tela.
Sobre o personagem do pai:
Eu o criei como um pastiche não só do que sou, mas de diretores que vivem crises de identidade. Foi muito divertido pensar este personagem para o Rodrigo, um ator muito querido, com quem eu trabalhei anteriormente no grupo teatral Folias D’Arte. Nós temos um jeito parecido e também somos parecidos fisicamente.
E em relação a recepção do filme em festivais no Brasil e no exterior:
Foi emocionante, pois as crianças interagiam, riam bastante, e ficavam o tempo todo concentradas na história. Tivemos muitas falas bonitas das crianças que assistiram, e também de seus pais. Foi uma surpresa perceber que os pais gostam muito do filme.
Para nós é muito bonito ver crianças de todo o mundo acompanhando as aventuras da Bebel e Isadora. Me ensinou de novo como o cinema pode nos aproximar de outros universos. Sempre percebi isso como cinéfilo. E agora percebo com realizador. Fazer filmes para crianças é uma responsabilidade muito grande e acho que conseguimos construir um filme bonito, que se comunica com outros ‘mundos’, realidades distantes, que o cinema tem o poder de tornar próximas.
Elenco: Bebel Mendonça, Isadora Mendonça, Rodrigo Scarpelli, Eugênia Cecchini, Antonio Petrin, Alípio Freire, Carlos Francisco, Camila Urbano.
Direção e Roteiro: Thiago B. Mendonça. Produção Executiva: Renata Jardim. Produção: Adriana Barbosa, Danillo Prisco, Laura Calasans, Alex Rocha. Direção de Fotografia: Andre Moncaio. Direção de Arte: Bira Nogueira. Trilha Sonora: Zeca Loureiro. Montagem: Bem Ortolan do Prado e Eduardo Liron.