Músicas estrangeiras que não eram em língua inglesa só chegavam ao Brasil quando faziam um sucesso internacional excepcional ou quando eram tema de novelas. Os poucos artistas que chegavam por aqui geralmente tinham apenas um single conhecido e não iam além disso. Assim, éramos reféns de bandas estadunidenses ou inglesas, ou no máximo bandas de outros países que cantavam em inglês, como o Roxette, entre outros.
Outro incentivo para explorar novas músicas foi um amigo que trabalhava na aviação. Sempre que ele me visitava, trazia consigo um CD com as músicas mais populares da Europa naquele ano. Foi através dessas visitas que conheci Yannick Noah (ex-tenista vencedor de Roland-Garros) e sua música "Simon Papa Tara". Além disso, o consumo de séries britânicas também me ajudou a descobrir novos sons que não chegavam por aqui.
Com o surgimento de apps de reconhecimento de músicas e do YouTube, a experiência de descobrir novas músicas ficou ainda mais fácil. Com isso, comecei a ouvir o dobro de canções e a explorar bandas que nunca teria encontrado no nosso mainstream. Os anos 2000 realmente mudaram nossa maneira de consumir música. A popularização da internet, como mencionei, tornou não apenas mais fácil acessar um vasto acervo, mas também encontrar as músicas ou bandas que desejava ouvir.
Este é o primeiro de uma série de textos sobre música que pretendo escrever neste site. Espero que tenham gostado e convido vocês a compartilharem nos comentários como começaram a apreciar música e como foi a evolução desse gosto ao longo do tempo.